Berçário

O berçário está localizado em um espaço diferenciado, um anexo da casa sem acesso dos outros alunos maiores.

Possui cozinha, banheiro, sala de interação e soninho com piso vinílico e área externa própria para o uso dos bebês.
Ambiente climatizado, com câmeras instaladas em locais estratégicos para ter total segurança. 
Todos os objetos da sala de interação, utensílios de cozinha, banho, panos e roupinhas são esterilizados e tem um cuidado extra para que nossos bebês fiquem sempre confortáveis e seguros.

CONTEÚDO

É a partir do berçário que ocorre a realização de pequenas ações cotidianas ao seu alcance para que adquira maior independência. Há o estímulo para explorar e escolher diferentes brinquedos e brincadeiras, como “Esconder e achar” e imitações.

No berçário ainda é introduzido respeito às regras simples de convívio social.

Movimentos, Equilíbrio e Coordenação

  • Imitação
  • Mímica
  • Dança
  • Percepção e conhecimento corporal (sensório-motor)

Percepção auditiva

  • Imitação de sons vocais e corporais

Natureza e Sociedade

  • Manipulação e exploração tátil e sensorial de diferentes tipos de objetos – meio ambiente, animais, plantas,…

Matemática

  • Empilhar
  • Rolar objetos
  • Encaixar

*Ocorre a mudança de turma somente após o aluno aprender a andar.

O Berçário é composto por alunos de 5 meses a 1 ano (Completo até 07/2021).*

3a09dcf6-6ea3-4331-9a84-295552ead570
Estímulo de linguagem e reconhecimento de formas e cores.
fb048ba6-0cff-4dcf-b19b-90b5b8671787
Estímulo da psicomotricidade.
f1a0a185-3555-4911-aad5-6ed5f3e86981
Aula de Música.
eff8bbc3-98b3-4645-a228-9a983bf5a36a
Estímulo sensorial.

Mini Maternal

O Mini Maternal está localizado no primeiro andar da escola. 
Para ter uma adaptação mais tranquila, a sala de aula, além de ter um espaço para atividades no chão e introduzir deveres na mesinha, dispõe de uma exclusiva área externa coberta e gradeada com brinquedos como escorrega, balanço e piscina de bolinhas.

CONTEÚDO

Tem ínicio as aulas de Educação Física e atividades na mesa com a nossa apostila.

No Mini Maternal, há um maior incentivo à linguagem. Comunicação e expressão de seus desejos, desagrados, necessidades, preferências e vontades nas brincadeiras e atividades cotidianas, incluindo a iniciativa por pedir ajuda em determinadas situações.
É trabalhado o reconhecimento progressivo do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz.

Progressão nas atividades cotidianas

  • Introdução à higiene das mãos
  • Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas
  • Interesse em experimentar novos alimentos
  • Comer sem ajuda

Movimento, Equilíbrio e Coordenação

  • Jogos e brincadeiras
  • Percepção e conhecimento corporal (sensório-motor)
  • Dança
  • Saltar, correr, pular, rodar, jogar bola

Percepção auditiva

  • Imitação de sons
  • Onomatopeias
  • Músicas de diversos gêneros

Artes visuais

  • Desenho livre
  • Recorte (rasgar com as mãos)
  • Reconhecimento das cores primárias

Natureza e Sociedade

Além da manipulação e exploração tátil, agora é incentivado a participação de atividades multifacetadas como: histórias, brincadeiras, jogos…

Matemática

  • Reconhecimento das formas geométricas
  • Empilhar, rolar, transvasar, encaixar objetos

O Mini Maternal é composto por alunos de 1 ano (completo a partir de 07/2021) até 2 anos (completos até 07/2021).*

WhatsApp Image 2020-11-25 at 18.52.28
Uso de tinta na primeira apostila. Atividade na mesa.
WhatsApp-Image-2020-11-25-at-18.55.59-e1606503442284
Aula de música.
Imagem6
Atividades lúdicas e criativas. Uso de materiais diversos.

Maternal

O Maternal está localizado no primeiro andar da escola.

Possui uma sala enorme, com mesas e cadeiras maiores e uma vasta opção de brinquedos interativos e uma televisão para atividades mais imersivas. 

CONTEÚDO

Tem as aulas de Educação Física e atividades na mesa com a nossa apostila.

No Maternal, é reforçado as atividades de progressão social e linguagem, dando a oportunidade dos alunos se expressarem com maior naturalidade e convicção. 
Continuam sendo trabalhados o reconhecimento do próprio corpo e das diferentes sensações e ritmos que produz.

Progressão nas atividades cotidianas

Além das atividades citadas no Mini Maternal, é trabalhado o controle da esfíncter.

No primeiro andar da escola, foi criado um banheiro específico para este fim. Possui um vaso sanitário tamanho infantil para que possa incentivar os alunos.

É no maternal ainda que é proposto a identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.

Movimento, Equilíbrio e Coordenação

  • Jogos e brincadeiras
  • Faz-de-conta
  • Dança
  • Saltar, correr, pular, rodar, jogar bola
  • Subir e descer obstáculos
  • Lateralidade 
  • Espacialidade

Percepção auditiva

  • Imitação de sons
  • Onomatopeias
  • Músicas de diversos gêneros

Artes visuais

  • Desenho livre
  • Recorte (rasgar com as mãos)
  • Reforço das cores primárias
  • Introdução a tinta com várias atividades de pintura
  • Confecção de máscaras

Linguagem Oral

  • Roda de conversas
  • Reprodução oral de jogos verbais (contos, poemas,…)

Natureza e Sociedade

Além da manipulação e exploração tátil, é reforçado a participação de atividades multifacetadas como: histórias, brincadeiras, jogos…

Matemática

  • Reconhecimento das formas geométricas
  • Empilhar, rolar, transvasar, encaixar objetos
  • Reconhecimento dos numerais de 1 a 5
  • Contagem oral de noções de: tempo, espaço em jogos, idade,…

O Maternal é composto por alunos de 2 anos (completo a partir de 07/2021) até 3 anos (completos até 07/2021).*

maternal 1
Arte visual.
WhatsApp Image 2020-11-25 at 18.53.03
Linguagem oral e percepção auditiva.
WhatsApp Image 2020-11-25 at 18.49.48
Movimento, Equilíbrio e Coordenação.

Jardim I

O Jardim I está localizado no segundo andar da escola. A partir do Jardim I, todas as turmas mais velhas ficam no segundo andar.

A sala do Jardim I é composta por um quadro branco para criar uma outra percepção de aprendizado.

CONTEÚDO

Tem aulas de Educação Física e atividades na mesa com a nossa apostila.

No Jardim I, há um maior incentivo ao controle motor e coordenação. 
É trabalhado e reforçado todo o conteúdo apresentado do berçário até o maternal. 

Progressão nas atividades cotidianas

  • Reforço à higiene das mãos
  • Introdução à higiene bucal
  • Reforço para comer sem ajuda

Movimento, Equilíbrio e Coordenação

  • Jogos e brincadeiras
  • Pular cordas, rodar bambolê,…
  • Dança
  • Saltar, correr, pular, rodar, jogar bola
  • Subir e descer obstáculos
  • Lateralidade 
  • Espacialidade

Percepção auditiva

  • Imitação de sons
  • Onomatopeias
  • Músicas de diversos gêneros

Artes visuais

  • Desenho livre
  • Pintura
  • Recorte (introdução ao uso de tesoura)
  • Colagem
  • Sucata
  • Reforço das cores primárias
  • Modelagem

Linguagem Oral

  • Roda de conversas
  • Reprodução oral de jogos verbais (contos, poemas,…)
  • Escuta de textos de diferentes gêneros literários
  • Manuseio de materiais impressos
  • Dramatização
  • Apresentação das vogais

Natureza e Sociedade

Além da manipulação e exploração tátil, agora é reforçado a participação de atividades multifacetadas como: histórias, brincadeiras, jogos…

Matemática

  • Reforço das formas geométricas
  • Empilhar, rolar, transvasar, encaixar objetos
  • Reconhecimento, contagem e escrita dos números de 0 a10

O Jardim I é composto por alunos de 3 anos (completo a partir de 07/2021) até 4 anos (completos até 07/2021).*

jardim I 1
Artes visuais.
WhatsApp Image 2020-11-25 at 19.01.43
Aula de música.

Jardim II

O Jardim II está localizado no segundo andar da escola. A partir do Jardim I, todas as turmas mais velhas ficam no segundo andar.

A sala do Jardim II é composta por mesas e um espaço para atividades de equilíbrio e comunicação em grupo.

CONTEÚDO

Tem aulas de Educação Física e atividades na mesa com a nossa apostila, além de folhas de pontilhado com letra cursiva do primeiro nome.

No Jardim II, há um maior incentivo ao controle motor fino e coordenação. 
É trabalhado e reforçado todo o conteúdo apresentado do berçário até o Jardim I. 

Progressão nas atividades cotidianas

  • Utilização adequada dos sanitários
  • Introdução ao amarrar os sapatos
  • Introdução à troca de roupa
  • Introdução à servir bebida (Movimento de passar água da jarra para o copo)
  • Introdução aos 5 sentidos
  • Introdução à resolução de pequenos conflitos por meio de diálogo
  • Expressão, manifestação e controle de necessidades, desejos e sentimentos
  • Participação de brincadeiras onde o aluno escolhe o parceiro, objeto, tem espaço e personagem
  • Respeito à diversidade social, cultural, características físicas pessoais

Movimento, Equilíbrio e Coordenação

  • Jogos e brincadeiras
  • Pular cordas, rodar bambolê,…
  • Dança
  • Saltar, correr, pular, rodar, jogar bola
  • Subir e descer obstáculos
  • Lateralidade 
  • Espacialidade

Percepção auditiva

  • Imitação de sons
  • Onomatopeias
  • Músicas de diversos gêneros

Apreciação musical

  • Escutar e vivenciar diferentes gêneros musicais e movimentos corporais
  • Reconhecimento de instrumentos

Artes visuais

  • Desenho livre
  • Pintura
  • Recorte (reforço ao uso de tesoura)
  • Colagem
  • Sucata
  • Introdução a palheta de cores completa (incluindo prata e dourado)
  • Modelagem
  • Utilização de ponto, linha, forma, cor…
  • Colorir (Dando prioridade ao lápis de cor)

Linguagem Oral

  • Roda de conversas
  • Reprodução oral de jogos verbais (contos, poemas,…)
  • Escuta de textos de diferentes gêneros literários
  • Manuseio de materiais impressos
  • Reconto de histórias conhecidas
  • Dramatização
  • Exposição
  • Reforço e escrita das vogais minúsculas e maiúsculas, encontros vocálicos e escrita do primeiro nome

Natureza e Sociedade

Organização dos grupos:

  • Modo de ser, viver e trabalhar

Meio ambiente:

  • Paisagem natural e artificial
  • Preservação do meio ambiente

Os seres vivos:

  • Humano
  • Fauna
  • Flora

Fenômenos naturais:

  • Estações do ano
  • Dia/Noite

Matemática

  • Reforço das formas geométricas
  • Números de 0 a 20
  • Noções de grandezas e medidas (em cima/embaixo, primeiro/último, curto/comprido, fino/grosso,…)

O Jardim II é composto por alunos de 4 anos (completo a partir de 07/2021) até 5 anos (completos até 07/2021).*

Introdução aos 5 sentidos e arte visual.
Controle motor e uso da tesoura.
Linguagem oral e meio ambiente.
Escrita do nome com letra cursiva e números com tinta no azulejo.

Jardim III

O Jardim III está localizado no segundo andar da escola. A partir do Jardim I, todas as turmas mais velhas ficam no segundo andar.

A sala do Jardim III é composta por mesas e um espaço para atividades de equilíbrio e comunicação em grupo.

É um período muito importante, pois é a “Pré Alfabetização”. Nesse período já é introduzido caderno de caligrafia e é passado dever de casa.

CONTEÚDO

Tem aulas de Educação Física e atividades na mesa com a nossa apostila, além de folhas de pontilhado com letra cursiva do nome completo.

No Jardim III, é trabalhado e reforçado todo o conteúdo apresentado do berçário até o Jardim II. 

Progressão nas atividades cotidianas

  • Reforço aos 5 sentidos
  • Reforço à resolução de pequenos conflitos por meio de diálogo
  • Expressão, manifestação e controle de necessidades, desejos e sentimentos
  • Participação de brincadeiras onde o aluno escolhe o parceiro, objeto, tem espaço e personagem
  • Respeito à diversidade social, cultural, características físicas pessoais

Movimento, Equilíbrio e Coordenação

  • Jogos e brincadeiras
  • Pular cordas, rodar bambolê,…
  • Dança
  • Saltar, correr, pular, rodar, jogar bola
  • Subir e descer obstáculos
  • Lateralidade 
  • Espacialidade

Percepção auditiva

  • Imitação de sons
  • Onomatopeias
  • Músicas de diversos gêneros

Apreciação musical

  • Escutar e vivenciar diferentes gêneros musicais e movimentos corporais
  • Reconhecimento de instrumentos

Artes visuais

  • Desenho livre
  • Pintura
  • Recorte (uso de tesoura)
  • Colagem
  • Sucata
  • Modelagem
  • Utilização de ponto, linha, forma, cor…
  • Colorir (Dando prioridade ao lápis de cor)

Linguagem Oral

  • Roda de conversas
  • Reprodução oral de jogos verbais (contos, poemas,…)
  • Escuta de textos de diferentes gêneros literários
  • Manuseio de materiais impressos
  • Reconto de histórias conhecidas
  • Dramatização
  • Exposição
  • Reforço e escrita das vogais e consoantes minúsculas e maiúsculas, encontros vocálicos, famílias e escrita do nome completo

Natureza e Sociedade

Organização dos grupos:

  • Modo de ser, viver e trabalhar

Meio ambiente:

  • Paisagem natural e artificial
  • Preservação do meio ambiente

Os seres vivos:

  • Humano
  • Fauna
  • Flora

Fenômenos naturais:

  • Estações do ano
  • Dia/Noite
  • Tempestades

Matemática

  • Reforço das formas geométricas
  • Números de 0 a 50
  • Ordem crescente e decrescente
  • Antecessor e Sucessor
  • Número Ordinal
  • Adição e Subtração
  • Noções de grandezas e medidas (em cima/embaixo, primeiro/último, curto/comprido, fino/grosso,…)

O Jardim III é composto por alunos de 5 anos (completo a partir de 07/2021) até 6 anos (completos até 07/2021).*

WhatsApp Image 2020-11-25 at 19.01.53
Progressão nas atividades cotidianas e Linguagem oral.

1º ano

O 1º ano está localizado no segundo andar da escola. A partir do Jardim I, todas as turmas mais velhas ficam no segundo andar.

A sala do 1º ano é composta por mesas individuais e um espaço para atividades em grupo.

É o primeiro ano do Ensino Fundamental e tem extrema importância para a vida de cada aluno. Nesta turma já é introduzido a Cartilha criada pela escola, tem uma agenda especial onde os alunos anotam os próprios deveres de casa.

CONTEÚDO

Tem aulas de Educação Física e atividades na mesa com a nossa cartilha. 

No 1º ano, é trabalhado e reforçado todo o conteúdo apresentado do berçário até o Jardim III. 

Diferente da Educação Infantil, sua ementa é especial. A escola segue a Matriz Curricular da Educação Fundamental disposta no Parecer CEB nº 4/98 e a Resolução nº 2/98.

PORTUGUÊS

  • Alfabeto (as letras e a ordem)
  • Vogais – Encontro Vocálico
  • Consoantes – Encontro Consonantal
  • Sílaba
  • Pontuações e Acentos (Ponto final, interrogação, exclamação, dois pontos, travessão, til, cedilha, virgula, acento agudo e circunflexo)
  • Frase (afirmativa e negativa)
  • Sinônimo e Antônimo
  • Nome Comum e próprio
  • Coletivo e Quantidade
  • Masculino e Feminino
  • Singular e Plural
  • Aumentativo e Diminutivo
  • Ação (verbo)

MATEMÁTICA

  • Grandeza, posição e sentido
  • Números do Dia a Dia
  • Números de 0 a9
  • Noções de Geometria
  • Adição e subtração até 9
  • Figuras geométricas
  • Sistema de numeração decimal
  • Adição e Subtração até 19
  • Dezenas
  • Adição e subtração até 99
  • Sistema monetário brasileiro
  • Medidas de tempo, comprimento, massa e capacidade

HISTÓRIA

  • Quem é você
  • Você tem uma história de vida
  • Você e as outras pessoas
  • Outras pessoas, outros lugares e outros tempos.

GEOGRAFIA

  • Você e o seu corpo
  • Você na escola
  • Você no lugar onde mora
  • Você e a paisagem

CIÊNCIAS

  • Conhecendo melhor o nosso corpo
  • Cuidados com o corpo
  • A boa alimentação
  • O mundo animal
  • As plantas também têm vida
  • Ambientes do nosso planeta
  • Protegendo os diferentes ambientes
  • De que são feitos os objetos
  • Uma viagem pelo céu.

O 1º ano é composto por alunos de 6 anos (completo a partir de 07/2021) até 7 anos (completos até 07/2021).

ala 1
Deveres na mesa - Matérias da grade curricular